quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AMBIENTE




Esta é a minha primeira mensagem, e como o assunto está em cima da mesa, ou seja, em cima do GLOBO, não poderia deixar de falar sobre “ O AMBIENTE – COPENHAGA”. Fixem bem esta palavra “Copenhaga”, esta palavra vai ser mastigada e comentada por muitos e bons anos, será uma palavra de futuro? Ou será a palavra do FUTURO? Deixamos essa decisão para os governantes que estão na Cimeira de Copenhaga. Temos de nos lembrar que o mundo é todos nós e infelizmente, nem todos assim pensam, a natura, a economia, a sociedade, o meio ambiente, a terra, tudo isto é nosso, e por conseguinte todos temos o direito de lutar por um meio ambiente que garanta o futuro da gerações vindouras.
A questão é mais complexa do que se pensa, a crise económica que atravessamos, também poderá ter um peso importante na RESOLUÇÃO das soluções para a crise climática, e pelas ambiguidades e oscilações da conjuntura económica, para arranca, os resultados da Cimeira de Copenhaga vão ficar muito além do esperado.

É desta que os Americanos e os Chineses se predispõem a reduzir a emissão de dióxido de carbono?

Que proposições a União Europeia apresentará? E soluções imediatas à emissão de gases para a atmosfera, que medidas a curto prazo???

A Africa, a tão falada Africa, também obterá as ajudas financeiras necessárias para minimizar os desastres ambientais e SOCIAIS que atravessam?

Este acordo visa dar continuidade/substituição ao tratado de Quioto que termina a sua primeira fase em 2013.

Que medidas para retroceder o ritmo do aquecimento da Calota Glaciar da Gronelândia???

Porém, as nossas súplicas de pouco vão servir para mudar as grandes decisões, resta-nos contribuir para que o aquecimento global do planeta, se mantenha estável, ou pelo menos tenha um recuo da forma como avançou nas últimas décadas. Todos sabemos que tipos de poluição existem e como a evitar, vamos ter um pensamento verde.

Amanhã se saberá………….que futuro nos reserva.

Abraço

PB

Sem comentários:

Enviar um comentário